Vistas de página en total

jueves, 11 de agosto de 2011

FERNANDO LUGO SEGÚN LAS MENTIRAS DE FREI BETTO Y LEONARDO BOFF

LAS MENTIRAS DE DOS "REFERENTES MORALES" SOBRE FERNANDO LUGO CUESTIONADAS POR TÁCITO LOUREIRO:


ao Frei Betto & ao Leonardo Boff (enviada por Tácito Loureiro em 10.08.2011)



Prezados intelectuais Frei Betto & Leonardo Boff,





Vocês, que são grandes expoentes da Teologia da Libertação, podem explicar, por favor, como é possível no Paraguai haver um Presidente da República que se diz dessa mesma corrente ideológica fazer um governo de direita. Como isso é possível? Por que a gente não observa nenhum comentário de vocês sobre isso na imprensa? Por que este ''silêncio intelectual'' de vossas partes?



Leonardo Boff, você mesmo publicou no sítio da Internet o artigo:

O Paraguai sob o signo da libertação


No endereço virtual:



http://alainet.org/active/25790&lang=es





No qual você afirmou: “(...) finalmente, irrompeu uma figura de alta qualidade ética e política na pessoa de Fernando Lugo. Foi padre da Congregação do Verbo Divino e bispo de San Pedro, diocese com muitos pobres. Possui excelente currículo acadêmico, formado em ciências da religião e em sociologia com especialização em doutrina social da Igreja pela Universidade Gregoriana de Roma. Foi professor de teologia e membro do seleto grupo de assessores do Conselho Episcopal Latino-americano.’’





E você, Frei Betto, se esqueceu será de quando publicou no mesmo endereço o artigo denominado:



Eleições no Paraguai


Que pode ser encontrado aqui:



http://alainet.org/active/23563&lang=es



No qual você afirmou:



''Lugo, 57 anos, lidera as pesquisas eleitorais. Identificado com a Teologia da Libertação, faz questão de frisar que a sua “opção preferencial pelos pobres” não é política, é pastoral''.



(...)



''Lugo quer ainda promover a reforma agrária para beneficiar 300 mil famílias sem-terra (70% das terras produtivas pertencem a 2,5% dos proprietários); e valorizar cooperativas e pequenas empresas, de modo a sintonizar o crescimento econômico com o desenvolvimento social. Propõe-se também superar a relação assimétrica do Paraguai com os demais países do Mercosul.''


E agora, pergunto eu e outros mais: qual é a opinião de vocês sobre o Governo de Fernando Lugo? Ele deixou a desejar ou não? Por quê? Terão vocês a humildade e a lucidez intelectual necessárias para fazer uma autocrítica? Para, de repente, até mesmo reverem posicionamentos políticos do passado? Qual é culpa da Teologia da Libertação pelo fato de o Governo Fernando Lugo haver sido classificado por diversos comunistas como ''um governo de direita?



Não eu apenas, quem lhe escreve esta mensagem, mas a sociedade paraguaia e brasileira esperam agora de vocês uma resposta enérgica, tanto do Frei Betto quanto do Leonardo Boff, e de outros expoentes da Teologia da Libertação, sobre o Governo Fernando Lugo.



Porque não apenas vocês dois são da Teologia da Libertação, mas como intelectuais que são têm responsabilidade diante da sociedade pelos artigos que escrevem e publicam na imprensa, pelas idéias que divulgam etc.



Afina, o sítio http://alainet.org/index.phtml é lido por pessoas de toda a América do Sul e de outras regiões do Planeta.



Por fim, deixo para vocês a reflexão de do filósofo francês Sartre: ''O silêncio é reacionário.''







Atenciosamente,





El Brasiguayo de Santa Rita